HOME
BLOG
CULINÁRIA
NOTÍCIAS
SHOP
VÍDEOS
NOTÍCIAS: / Brasil / Celebridades / Economia / Esporte / Mundo / Política / Tecnologia

Espanha tem protestos contra e a favor de referendo sobre separação da Catalunha

Assuntos Relacionados:
| Espanha | Catalunha | manifestação | referendo


/ Mundo / Europa

Manifestação em diversas cidades da Espanha neste sábado (30), devido ao referendo pela independência da região autônoma da Catalunha convocado por separatistas.

Grupos em defesa da unidade do país carregavam bandeiras do país, enquanto grupos menores defendiam a separação.

Em Madri, os manifestantes se concentraram em frente à Prefeitura, na Plaza de Cibeles, no coração da capital. Eles foram convocados por um coletivo conservador – a Fundação para a Defesa da Nação Espanhola (Denaes).


Em meio a uma onda de bandeiras nacionais, os manifestantes carregavam faixas com mensagens como Catalunha é Espanha, viva Espanha e até Prisão a Puigdemont, em referência ao presidente regional catalão, Carles Puigdemont.

Em Barcelona, uma manifestação similar reuniu centenas de pessoas na praça Sant Jaume, onde ficam a Prefeitura e o palácio da Generalitat, órgão regional de governo da Catalunha.

Também houve concentrações pró-unidade da Espanha em Valhadolid, Santander, Sevilha, Málaga (sul), Valência (leste) e Alicante (sudeste). Na Galícia (noroeste), foram convocados protestos em La Coruña e em Santiago de Compostela.


Nesta última cidade, aconteceu também uma marcha a favor do referendo de autodeterminação da Catalunha, na qual se viram bandeiras separatistas galegas e catalãs. Houve ainda pequenas concentrações a favor da consulta em Madri.


Super Oferta

HashFlare