HOME
BLOG
CULINÁRIA
NOTÍCIAS
SHOP
VÍDEOS
NOTÍCIAS: / Brasil / Celebridades / Economia / Esporte / Mundo / Política / Tecnologia

Sucesso no Facebook, página do personagem fictício CHLOE, será fechada



Neste último domingo (29), os criadores da página Chloe no Facebook, Theo Lima e Kin Wesley, publicaram um comunicado que pegou os seguidores de surpresa.

Na nota, os donos da fanpage informaram que ela chegará ao fim, após 4 anos de sucesso na rede social, por motivos contratuais.


Segundo a informação do comunicado, os fundadores da page não irão mais usar a imagem da personagem. Até ontem tínhamos um contrato comercial com eles, porém eles também tinham ao mesmo tempo um contrato com uma agência. Esta agência estava nos causando problemas e impedindo que potenciais clientes divulgassem na nossa página, logo o contrato passou a não ter sentido pra gente, disse Kin Wesley, um dos donos da página brasileira.



Confira na íntegra

FIM DA PÁGINA CHLOE? ENTENDAM!

Dos criadores da página, Theo Lima e Kin Wesley

Aos curtidores, o texto é um pouco longo mas necessário.

No final desta semana estaremos completando quatro anos de página, sim, nós começamos em 2013, e desde lá passamos a nos dedicar diariamente a entreter vocês com o nosso leve humor. O que era um passatempo bobo se tornou algo sério e tomou proporções gigantes nas nossas vidas, afinal alcançamos mais de nove milhões de pessoas, e isso foi fruto do nosso trabalho em criar conteúdos TODOS os dias, ininterruptamente.

A coisa cresceu tanto que a Chloe de verdade se tornou uma super web-star aqui no Brasil por causa da nossa página, hoje em dia ela é até contratada de uma grande e famosa agência brasileira, chegou a causar alvoroço nas pessoas quando veio para cá. Claro que tudo começou com o meme viral de 2013/2014 que bombou mundo afora, mas como qualquer outro viral o sucesso passou, mas nós a mantivemos viva até hoje aqui, e de um jeitinho criado pela gente. E foi esse jeitinho que criamos para ela que fez toda diferença, a partir de 2014 passamos a denominá-la como personagem fictício, porque a personalidade dessa Chloe que vocês conhecem aqui foi criada por nós. A menina que revira os olhos, que é irônica e debochada, que é apaixonada por coxinha e que fala hotária e hídicula com H, que rejeita o Tobias, é totalmente fictícia, ela só existe aqui. Assim como ela, criamos diversos outros personagens, como a Zoeh, o Tobias, entre outros.

Como a ideia de personificá-la e criar toda uma historinha deram certo, tendo uma boa receptividade do público, passamos a levar a página mais a sério, com mais compromisso. O sucesso foi tão grande que o nosso auge foi no ano passado (3 anos após o vídeo do meme), onde conseguimos cinco milhões de curtidas só em 2016, nos tornando uma das maiores página do segmento no Brasil e mundo.

Acreditamos que a interação com o nosso público foi fundamental, então passamos a receber um enorme carinho, que nos motivava mais ainda! Sempre tivemos muito respeito também com o público e com a imagem da menina por ela ser uma criança, nunca levantamos bandeira política, ou falamos de assuntos pesados. E mesmo sabendo que a página é fictícia as pessoas pedem beijo (afinal a Chloe real é americana e nem fala português), brincam nos comentários, fazem até festa de aniversário com as tirinhas preferidas e tudo mais. Sem falar nos relatos que recebemos de pessoas depressivas que disseram encontrar na página um momento de alegria, isso nos emociona.

É sempre bom ressaltar também que desde o inicio de tudo temos autorização dos responsáveis da Chloe para usar a imagem dela, inclusive foi sua própria mãe quem nos procurou na época e nos autorizou. Outro detalhe importante é que nunca exploramos a imagem dela comercialmente, pois não tínhamos permissão para isso. Então sempre fizemos a página sem receber nada em troca. Espontaneamente passamos a divulgar as redes pessoais dela, que passaram a ser dominadas por brasileiros, e um fato engraçado é que os perfis delas somam apenas 7% das curtidas que temos aqui. Incrivelmente a nossa Chloe fictícia é maior do que a verdadeira.

Mas como nem tudo são flores, no inicio deste ano tentaram roubar a página por pura inveja. Uma brecha no Facebook permitiu que uma pessoa mal intencionada sequestrasse a página, nos deixando sem acesso e fora do ar por quase uma semana, zerando nosso alcance. Sem qualquer tipo de contato direto com o Facebook, os curtidores nos ajudaram fazendo campanha para que eles tomassem providências, e muitos amigos e colegas também donos de outras páginas nos apoiaram, mas ainda assim tivemos que acionar advogados custeados dos nossos bolsos. Enfim, conseguimos resolver o problema e a recuperamos. Mas a partir desse momento em diante tivemos que tomar medidas mais sérias.

Como já dissemos antes, nunca ganhamos nada usando a imagem da Chloe, e nem criamos a página com essa intenção. Mas ela passou a dar muito trabalho, tomar muito o nosso tempo e ainda passamos a ter gastos com advogados, então, de alguma forma a gente precisaria ter um retorno para mantê-la. E devido ao sucesso, não nos faltavam propostas de trabalhos, mas pela falta de formalidade com os responsáveis nunca levamos adiante. Foi então que no inicio do ano, logo após a tentativa de roubo, procuramos os pais da Chloe na maior honestidade para uma proposta comercial. Na época estávamos cheios de ideias, e haviam empresas e investidores dispostos a fazerem parcerias, trazê-la ao Brasil etc.

Apresentamos diversas propostas e projetos e os pais delas aceitaram, então mais uma vez corremos atrás de advogados e investimos até o que não podíamos porque tinha tudo para dar certo e eles já tinham dado a palavra. Então começamos a pôr isso em prática, porém no meio do caminho ficamos sem respostas por longos períodos, e em seguida soubemos que empresas maiores fizeram propostas diretamente para eles depois das nossas, então acabamos ficando de lado. Com isso, desanimamos e pensamos em tirar a página do ar, mas não queríamos acabar com tudo por causa disso, então passamos a esperar pacientemente a questão ser resolvida.

Nosso contrato comercial que era pra ter acontecido em meados de fevereiro deste ano, só foi acontecer em julho, e só chegou às nossas mãos em agosto. E depois de toda essa espera, infelizmente o contrato não tem cumprido o que foi prometido. E tem sido muito complicado para mantermos a página no ar usando a imagem da Chloe, hoje ela se tornou um produto no Brasil e é contratada fixa de empresas, e isso passou a nos limitar em diversas questões. O fato de ela e seus pais não serem brasileiros e morarem em outro país, também complica para nós, pois não temos vinculo direto (parentesco) com eles e isso pode ser um problema no futuro.

E é com pesar que informamos que não poderemos mais usar a imagem da Chloe. Nós fizemos de tudo para não chegar a esse ponto, passamos por situações desagradáveis, mas infelizmente tivemos que fazer essa escolha. Sabemos que muitos vão especular coisas, mas deixamos claro que não tivemos nenhum atrito com os pais delas, não há nenhuma questão judicial em relação a pararmos com o uso da imagem etc. Isso é uma escolha nossa, porque nos mantermos em um contrato desse tipo é muito complicado, principalmente quando não é muito equilibrado.

Nós criadores, sempre fomos muitos discretos aqui. Nunca usamos a página para ficar famosos, nunca fomos desesperados por curtidas, também nunca fizemos nada apelativo e muito menos quisemos ficar ricos com isso. Pelo contrário, nós somos bem simples e de origem humilde. Nosso maior propósito sempre foi entreter as pessoas, mas não imaginávamos que isso ficaria tão grande, e modestamente isso aconteceu com o nosso esforço e trabalho. Investimos quatro anos das nossas vidas aqui, então não vamos aceitar que por pretensão fiquemos a mercê de terceiros sobre algo criado por nós. Poderíamos ter vendido essa página, ter reformulado sem dar qualquer tipo de aviso a vocês, mas por respeito e honestidade o mais correto seria informá-los.

O que acontecerá a partir de agora?
Bom, nós temos direitos sob a página e a personagem, que é reconhecida há quatro anos (inclusive pelos pais da Chloe em contrato), ou seja, a personagem nos pertence. Mas obviamente a imagem não. Já o nome Chloe, nem os pais dela e nem nós temos direitos sob ele por já ser uma marca registrada. Resumindo: não poderemos usar a imagem. Já o nome é opcional, mas seria inviável para nós mantê-lo.

A página vai acabar então?
Faremos o possível para que isso não aconteça. Vamos continuar, porém teremos que fazer algumas mudanças necessárias. Mas a essência da página se manterá, continuaremos criando o mesmo tipo de conteúdo e às vezes aleatórios também, como sempre fizemos, mas de um formato novo. Achamos que a maioria irá gostar. Então não se assustem ou achem estranho as mudanças que acontecerão em breve, talvez fiquemos até fora do ar por um tempo.

Desde já agradecemos a todos que nos acompanharam ao longo desses anos. Foram mais de 119 milhões de curtidas em nossas postagens e mais de 45 milhões de compartilhamentos! E agora humildemente pedimos muito o apoio e compreensão de todos vocês nessa nova fase, de coração mesmo. Pois vamos precisar. Mas quem não quiser continuar conosco, entenderemos e agradecemos por terem nos acompanhado até aqui.

E a propósito, caso algo aconteça com nós ou a página fora de nossos planos, informaremos TUDO nas nossas outras páginas (Zoeh, Gavin, Tobias etc). Ah, estamos precisando de um contato direto com alguém do Facebook Brasil (o que é bem difícil) para nos ajudar numa questão, caso vocês conheçam e possam indicar, podem mandar mensagem ou e-mail: paginadachloe@hotmail.com

Atenciosamente,
Theo Lima e Kin Wesley

Facebook: https://www.facebook.com/PaginaChloeBr/


Super Oferta

HashFlare