HOME
BLOG
CULINÁRIA
NOTÍCIAS
SHOP
VÍDEOS
NOTÍCIAS: / Brasil / Celebridades / Economia / Esporte / Mundo / Política / Tecnologia

Propagação de incêndios na Califórnia é reduzida



As equipes que lutam contra os incêndios florestais que assolam o sul da Califórnia há uma semana conseguiram reduzir o ritmo de propagação das chamas, informaram nesta terça-feira as autoridades.

O incêndio Thomas destruiu quase 100 mil hectares e até o momento foi contido em apenas 20%, mas no último dia avançou apenas mil hectares, segundo a agência estatal Calfire.


Ao menos 6.400 bombeiros combatem as chamas, alimentadas por condições secas e fortes ventos, de até 65 km/h.

As autoridades de saúde aconselham a população a usar máscaras para se proteger das cinzas e da fumaça. O piloto de combate da reserva Don Thompson, que tem um sítio em Carpinteria, na região de Santa Bárbara, descreveu a perda da casa de seu finado irmão como o fim de uma era para sua família.

Ele mesmo construiu esta casa, disse apontando para duas chaminés de pedra, tudo o que restou da residência. A metade do sítio foi dizimada, enquanto uma densa fumaça negra persistia nesta terça-feira sobre a região, limitando a visibilidade a cerca de 50 metros. É destruição, mas também é o curso da natureza e há algo de belo nisto, disse Thompson. Thomas é o quinto maior incêndio na história da Califórnia, informou Eric Boldt, do Serviço Meteorológico Nacional em Los Angeles. O maior dos seis focos persiste desde a segunda-feira passada, com os demais contidos agora em cerca de 90%.

Os incêndios também provocaram a evacuação de centenas de milhares de pessoas. Apesar da intensidade das chamas, até o momento só ocorreu uma morte: uma mulher de 70 anos que sofreu um acidente de carro quando fugia.

Mas este foi o ano mais letal na Califórnia para incêndios florestais, com a morte de 40 pessoas em outubro, quando as chamas destruíram os condados produtores de vinho ao norte de San Francisco.


Super Oferta

HashFlare