HOME
BLOG
CULINÁRIA
NOTÍCIAS
SHOP
VÍDEOS
NOTÍCIAS: / Brasil / Celebridades / Economia / Esporte / Mundo / Política / Tecnologia

Venezuela encerrou 2017 com uma inflação de 2.616% e o PIB caiu 15%



A Venezuela encerrou 2017 com uma inflação de 2.

616% e uma queda do Produto Interno Bruto de 15%, de acordo com cálculos de uma comissão especializada do Parlamento, de maioria da oposição.

O índice de inflação de dezembro (passado) foi de 85% com uma inflação acumulada em 2017 de 2.616%, disse o deputado da oposição, Rafael Guzmán, na segunda-feira.

A Venezuela também teve uma queda do Produto Interno Bruto de 15% no ano passado, acrescentou o legislador, membro do Comitê de Finanças do Parlamento, que transmite indicadores econômicos porque o Banco Central da Venezuela (BCV) não os publica há dois anos.


A indústria do petróleo - que contribui com 96% das receitas do país - produz 1,9 milhões de barris por dia, de acordo com o último número oficial divulgado, de modo que o declínio da produção de petróleo excedeu 400 mil barris no ano passado, de acordo com o Parlamento.

O governo, que não reconhece o Parlamento, culpa a grave crise do colapso dos preços do petróleo e uma guerra econômica de empresários certos que, diz ele, procura derrubar o presidente Nicolás Maduro.


Em 2017, Maduro anunciou seis aumentos salariais, o último, em 31 de dezembro, que definiu o salário mínimo integral (salário mais bônus alimentar) em 797.510 bolívares (238 dólares a taxa oficial e seis dólares no mercado negro).

Veja Também
Economistas enviam uma carta pública a Nicolás Maduro
Assembléia Nacional da Venezuela declara a criptomoeda PETRO, nula do governo
Venezuela confirma detenção de jovem brasileiro
Economistas enviam uma carta pública a Nicolás Maduro
Assembléia Nacional da Venezuela declara a criptomoeda PETRO, nula do governo


A Venezuela e a petrolífera estatal PDVSA foram declaradas inadimplentes devido a atrasos em vários pagamentos de capital e juros sobre dívidas.

De acordo com o FMI, a inflação na Venezuela atingirá 2,350% em 2018 e estimou uma queda no PIB de 12% em 2017 e 6% para o próximo ano.


Super Oferta

HashFlare